segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Cozinha: Evite a contaminação pela tábua de corte ♥

Olá meus amores,tudo bom com vocês? Comigo está tudo bem 

Qual a tábua de corte vocês usam na cozinha para preparar carnes, legumes e temperos? Se você escolheu o utensílio de vidro ou plástico, acertou 
Mas, se a tábua de madeira for a mais utilizada na sua cozinha, está na hora de aposentá-la imediatamente. Mas nos modelos mais comuns, feitos com madeira ou plástico (geralmente o polietileno), há perigos potenciais que se escondem (quem diria?) nas rachaduras que se abrem nas superfícies devido ao uso sucessivo das tábuas.


No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu estabelecimentos comerciais de utilizarem equipamentos de madeira (tábuas de corte e colheres de pau) sob a alegação de que seriam mais propensos à proliferação de diferentes tipos de bactérias. Essas bactérias se acumulariam nas ranhuras da madeira no momento do corte mesmo após a lavagem da tábua e, na hora do novo uso, poderiam infectar outros alimentos. Já na tábua de plástico também há indícios de contaminação, mais ele aconselharam a troca dessas tábuas periodicamente além da higienização. O ideal é ter uma tábua para carnes e outra para verduras, por exemplo.

Métodos de higienização para tábuas de plásticos:

  • Misture ¼ de xícara de água oxigenada 3% com ¼ de xícara de vinagre branco. Despeje 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio sobre a superfície da tábua e, com uma esponja, esfregue a solução. Enxague com água e deixe a tábua em lugar bem seco.
  • Caso não tenha esses materiais em casa, basta lavar a tábua com água bem quente e sabão, esfregando bem e certificando-se de que ela se seque totalmente após o procedimento.

Tipos de tábuas de corte:


  • Tábua vermelha – para carnes vermelhas
  • Tábua amarela – para aves
  • Tábua branca – para laticínios
  • Tábua azul – para pescados em geral
  • Tábua bege– para legumes que serão cozidos
  • Tábua verde – para legumes e folhas consumidos crus e frutas


  • Tábua de vidro :não apresenta problemas com ranhuras, o que diminui a proliferação de bactérias. Porém, existem pessoas que dizem que o vidro estraga o fio das facas, além de fazer um barulho irritante. É o material mais fácil de limpar, que não pega cheiro e que possui modelos mais lindos. 
  •  Tábua de bambu: os utensílios de bambu estão em alta. E ele é um material ecologicamente correto, com bactericida natural. Suas fibras não apresentam poros, então não há acúmulo de resíduos. Resumindo, é um produto super higiênico, sustentável e durável. A higiene das tábuas de bambu deve ser feita com detergente neutro e água. Seque imediatamente com um pano, e deixe em local arejado. É indicado passar óleo mineral (encontrado em farmácias) a cada seis meses, para nutrir as fibras e revitalizar a tábua.O bambu é um material ecologicamente correto e que apresenta ação bactericida natural.


Estou quase batendo o martelo pela de bambu. E vocês? Quais que vocês usam? Qual a favorita de vocês? Me contem aqui nos cometários

Big Beijo e 
Até logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário